Corpo de Válvulas

Reparação de Corpo de Válvulas

Desde as primeiras caixas automáticas que se usam atuadores hidráulicos para controlar qual o carreto de velocidade a engrenar numa caixa automática durante a condução.

Desde então que a evolução do sistema tem tido como metas a melhorar: o consumo, o conforto e eficiência da condução.

As primeiras unidades tinham unidades de gestão electrónica colocadas externamente ao corpo da caixa automática. À medida que estes equipamentos foram evoluíndo. conseguiu-se unidades mais compactas para um único conjunto de sensores, com solenóides e o corpo da válvulas, e já no interior da caixa de velocidades.

Foi nesta fase da evolução que foi colocado em uso o termo de unidade Mecatrônica.

Tipos de corpos de válvulas

De uma forma comum, podemos encontrar dois tipos de corpos de válvulas, dependendo do controlo da transmissão automática.

Corpo de Válvula Eletrónico ECT

É o corpo da válvulas que utiliza o sistema eletrônico ECT (transmissão eletrónica controlada) como principal gestão para o controlo das engrenagens de uma transmissão automática.

Alguns automóveis mais recemtes usam este método eletrónico, mas a embraiagem, é acionada hidráulicamente. No entanto, a gestão desses circuitos hidráulicos é operado por solenóides ou válvulas solenóides.

Isso permite que a transmissão tenha mapas de controlo mais avançados e detalhados do que as caixas com gestão não eletrónica. A unidade da transmissão pode monitorar a posição do acelerador, a velocidade, o sistema de travões e a velocidade do motor. Até a inclinação do veículo é uma variável usada nos mapas.

Corpo da Válvulas Hidráulico

O corpo de válvulas hidráulico é quando todo o sistema funciona por pressão hidráulica e é controlado por cada uma das válvulas ligadas à manete de velocidades.

Ao mudar a posição da manete, o condutor

está a fazer certas passagens do corpo da válvula para se adaptar a essa

posição. Portanto, no caso de posicionar a alavanca na posição "Drive",

o ATF irá para ser encaminhado por pressão para atuar a embraiagem e a

primeira velocidade será ativada.

Partilhar Esta Página: