Cuidados Com a Caixa

Ao conduzir um veículo de caixa automática descobre o prazer e conforto da utilização em cidade e de viagens mais longas.
No entanto, todos os condutores devem ter em conta alguns cuidados e boas práticas na utilização de uma caixa automática;

Não se esqueça do travão de mão
Não utilize a posição de estacionamento (P) em vez do travão de mão. São mecânicas diferentes e um não substitui o outro.
Estacionar apenas na posição P é muito perigoso em desníveis pois a pressão exercida na caixa é demasiada e pode "deixar descair" o veículo e/ou provocar folgas desnecessárias.


Como estacionar corretamente
Puxar ou acionar o travão de mão apenas quando o veículo estiver totalmente parado. Só depois colocar a caixa em P.


Sobre O Ponto Morto (N)
Os carros automáticos não “vão abaixo” e por isso é possível estar parado com o carro “engatado”. No entanto para paragens maiores que um minuto é recomendado colocar a caixa em N. Assim poupa o desgaste da mecânica e reduz vibrações sentidas no habitáculo.


Travar Com o Pé Para Iniciar a Marcha
Alguns veículos não obrigam a este procedimento e deixam operar a caixa de velocidades se não estiver parado.
No entanto em muitos veículos mais antigos esse procedimento pode causar sérios problemas. Imobilize sempre as rodas do veículo para passar entre P -> D, D -> P, ou mesmo D -> R e R -> D.


Óleo da Caixa De Velocidades
Da mesma forma que muda regularmente o óleo do motor, o óleo de caixa também tem ser substituído. Uma caixa automática usa óleo e tal como outro óleo tem o seu tempo de utilização.
Não basta só ver se está no nível correto! Este óleo durante a sua utilização sofre variações de temperatura como se ciclos se tratasse e assim tem desgaste e perde as suas propriedades físicas e químicas.


Cuidados ao Rebocar
Tal como em veículos de caixa de velocidades manuais, a caixa de velocidades automática deve estar em ponto morto (N).
Alguns veículos que por alguma razão estejam sem bateria, terá que colocar a caixa na posição de neutro manualmente.
Convém consultar o manual da viatura para descobrir como fazer essa operação.
Isto é muito importante e alguns rebocadores desconhecem esta importância e principalemente desconhecem qual o procedimento para colocar em N sem bateria.


Condução Desportiva
Não faça da caixa automática uma caixa de competição. O funcionamento de uma caixa automática comercial, não permite a utilização de técnicas do mundo da competição.
Acelerar e travar ao mesmo tempo (calcanhar/biqueira) ou bloquear as rodas com o travão de mão para deslizar o eixo das rodas traseiras vão seguramente danificar a caixa automática.



Em conclusão: Uma utilização cuidada previne danos graves e uma boa manutenção é o principal para a saúde de uma caixa de velocidades automática.

Partilhar Esta Página: